Sejam bem-vindos ao Pop Creature. Tudo sobre cinema, música e games você encontra aqui!
Acompanhe-nos em nossas redes sociais

Camisetas, meias e até refrigerante! Marcas lançam produtos exclusivos na CCXP 2017 e comprovam o poder de consumo dos geeks

Se tem uma coisa que nós geeks adoramos é fazer umas comprinhas, né? Não podemos ver uma “brusinha” com estampa de herói que a mão chega a tremer para tirar a carteira do bolso e gritar “SHUT UP AND TAKE MY MONEY”.

As marcas já entenderam o poder de consumo dos geeks, tanto é que a cada ano investem mais e mais em produtos para nos agradar. Roupas, calçados, decoração, brinquedos, eletrônicos e muitas outras coisas, tudo pensando na felicidade desse imenso grupo de fãs apaixonados que nós somos. E o mais legal é que tem para todos os gostos, já que muitos filmes, séries, desenhos e artistas ganham itens temáticos.

Como a Comic Con Experience é o maior evento de cultura pop da América Latina, nada mais justo do que encontrarmos inúmeros produtos interessantes para comprar (E muitos fãs sedentos para gastar também, claro). Pensando nisso, alguns dos expositores da edição 2017 fizeram lançamentos exclusivos por lá.

A marca de camisetas Piticas apostou em estampas especiais de Rick & Morty, Deadpool, Mulher-Maravilha e Harry Potter. Em entrevista ao blog, Felipe Rossetti, fundador da Piticas, ressalta o crescimento que eles tiveram dentro da CCXP.

— A gente começou com um estande de 50 metros e hoje a gente tem 3 estandes somando mais de 250 metros de área. Esse ano foi o primeiro que fizemos uma coleção 100% exclusiva para a Comic Con e essa linha não irá para os quiosques depois. São peças exclusivas que somente quem veio teve a oportunidade de comprar. A gente teve um retorno muito bom. No primeiro dia, algumas peças já se esgotaram.

O empresário revela ainda quais linhas fazem mais sucesso entre seus consumidores.

— A gente não tem uma [linha] que é totalmente disparada e venda 1000% mais que a outra, mas as licenças hoje que mais vendem são Star Wars, Marvel, DC Comics e Harry Potter, esse é o top 4 da rede.

A Riachuelo também lançou produtos exclusivos na Comic Con. Julia Medeiros, gerente de licenciamentos, falou ao blog sobre como o mercado geek ganhou ainda mais destaque dentro da loja.

—  Trabalhamos há muitos anos com produtos licenciados. A gente tem uma linha enorme e aí fizemos um trabalho, em 2015, para o lançamento de Star Wars e tinha toda uma demanda do público e isso estourou. A gente já vinha discutindo sobre os geeks internamente, olhamos com mais cuidado e aí fizemos dentro das 300 lojas da Riachuelo uma Semana Geek, com uma coleção especial. Foi um sucesso e então pensamos: “Precisamos estar na CCXP”. E criamos uma nova coleção para a feira, mandamos produzir, e rezamos para ver o que ia acontecer. E na verdade foi outro sucesso.

E para sempre atender aos fãs que procuram por itens de seus personagens e franquias favoritos, Juliana conta que a marca segue uma programação.

— Nós temos um calendário geek agora, então todos os filmes – os grandes lançamentos – ganham coleções, promoções em todas as lojas. A gente também acabou de lançar a área geek dentro do site da Riachuelo.

Uma das maiores novidades lançadas no estande de 270 metros quadrados da Riachuelo na CCXP é uma parceria com a Chiaroscuro Studios. Diversos ilustradores famosos desenvolveram estampas exclusivas de personagens da DC Comics, da Marvel e de Star Wars. Mas quem não teve a chance de comprar por lá, ainda pode tentar adquirir os produtos.

— A missão da Riachuelo como empresa é a democratização da moda. No site, temos todos os produtos da Chiaroscuro e das edições limitadas da Riachuelo, porque no Brasil existem muito mais do que 200 mil geeks [número médio de público do evento] que não conseguem vir aqui. Mas são edições hiper-mega-limitadas.

Um dos produtos que mais deram o que falar no evento foi uma camiseta exclusiva em comemoração aos 25 anos de Jurassic Park. O item se esgotou rapidamente na feira, mas pode ser encontrado em alguns tamanhos no site.

A Lupo foi mais uma a pensar em lançamentos na CCXP. A marca desenvolveu 14 estampas diferentes de meias inspiradas em Harry Potter e Star Wars. Os modelos podem ser comprados nas lojas.

No stand, fãs das franquias poderiam participar de uma competição de escalada para ganhar vouchers valendo pares de meias. Foi um sucesso!

E não é só no quesito vestuário que os geeks encontraram novidades especiais na CCXP 2017. A Itubaína lançou uma coleção de garrafas com desenhos de Liga da Justiça feitos pelo ilustrador Ivan Reis. O diretor de patrocínios Edu Picarelli respondeu ao blog sobre a importância de levar a marca ao evento.

— O público da Comic Con já deixou de ser um nicho.  Hoje eles ditam tendências, são super conectados e influentes nas suas redes e, melhor de tudo, já possuem uma afinidade e empatia por Itubaína. Por isso, a gente buscou trazer experiências e gerar conteúdo relevante para esse público. Esse universo de heróis esteve presente na infancia de todos e é isso que a Itubaína quer resgatar, essa memoria em que todo mundo já imaginou ser um super heroi, através da campanha “a imaginação é seu maior poder”.

As garrafas de vidro colecionáveis com desenhos de Mulher-Maravilha, Batman, Superman, Ciborgue, Flash e Aquaman só foram vendidas durante os dias de CCXP e não chegarão às lojas. A Itubaína foi também a patrocinadora do Artist’s Alley, espaço para ilustradores brasileiros.

Além de patrocinar o espaço, a marca dava total apoio aos artistas durante os 5 dias de CCXP. Conversamos com o ilustrador carioca Gabriel Infante, que esteve no evento para divulgar “Lorotas” sua mais nova HQ.

— Sempre que dava eu ia lá [no stand da Itubaína] pegar uma latinha. […] Eles às vezes passavam pela mesa levando algumas!

A bandUP! também não ficou de fora e lançou, durante a CCXP, o box oficial Chiaroscuro Signature Series – DC Comics. A caixa, que estava sendo vendida com exclusividade no evento, foi um sucesso e dentro de cada uma delas, os fãs podiam encontrar camiseta, pin de metal, patch de tecido termocolante, envelope com pôster colorido e pôster P&B com a biografia do artista.

A Signature Series é uma coleção composta por 7 caixas desenvolvidas com artes INÉDITAS feitas por famosos ilustradores brasileiros dos quadrinhos, dentre eles Natália Marques, Ivan Reis, Márcio Hum e muitos outros.

Falta dinheiro e espaço em casa para tantos produtos geeks legais? Falta, sim. Mas é aquele ditado: manda mais que está pouco!

É incrível ver o quanto o público geek passou a tomar conta de inúmeros setores do mercado, com influência crescente nas marcas ao redor do mundo. Se antes éramos vistos de maneiras não tão legais, até mesmo pejorativas, hoje ser geek, ser quem você realmente quer ser, é extremamente “cool”. É mais do que consumismo, é “vestir a camisa”, poder mostrar sem medo de julgamento o quanto você gosta de um filme, um personagem, uma série, qualquer coisa que mexa com seu coração.

Eu, por exemplo, escrevo esse texto com a minha camisetinha de Lilo & Stich, minhas meias de Star Wars e meu chinelo da Mulher-Maravilha. E não poderia me sentir mais pleno mesmo que isso. Ok, talvez eu precise de um casaquinho de Harry Potter para completar o look, mas depois eu compro. rs

Escrito por Felipe Gladiador

Sou linda. Absoluta. Eu sou Stefhany!