Connect with us

Pop Creature

Pop Creature

Guia de cuidados básicos para seu Leopard Gecko

Leopard Gecko

Guia de cuidados básicos para seu Leopard Gecko

Leopard Geckos são animais extremamente fofos e é impossível não se apaixonar por eles, ainda mais quando você é louco por exóticos. Muita gente não sabe, mas é super fácil cuidar deles e dá-los uma ótima condição de vida.

Sempre recebo mensagens lá no Instagram (@PopCreatureBR) da galera perguntando sobre como cuidar deles, se é difícil e o que eles precisam, então resolvi fazer esse post com uma linguagem mais informal e dar minhas dicas básicas pra você que é iniciante e quer saber mais sobre os cuidados que um Leopard Gecko precisa. Vamos lá?!

Preciso de um aquário ou terrário feito sob medida?

Não, você não precisa de um aquário ou um terrário sob medida. É claro que tudo fica mais bonito e arrumadinho num desses dois, mas você pode criá-los naquelas caixas organizadoras transparentes, sabe? Muita gente faz isso e é sucesso! Apesar de não ser tão bonito, se você colocar dentro tudo o que seu animal precisa, ele terá uma vida ótima e saudável.

Muita gente julga pessoas que criam em caixas organizadoras, mas existem criadores que cuidam muito melhor dos seus Geckos nesse espaço. Fora que é super básico, barato e fácil de limpar!

Mas claro, se você tiver a oportunidade de comprar um aquário ou um terrário, é muito melhor e o espaço pro seu bichinho fica muito mais bacana, além de dar uma vida mais “ideal” pra ele. Algo mais parecido com um habitat natural.

Tamanho ideal do terrário

Um tamanho específico não há, mas a minha dica é pra que você tente manter o espaço com aproximadamente 60cm de comprimento e 30cm de largura. A altura fica ao seu critério, dependendo da decoração que você vá colocar pra que seu Gecko não escale e escape.

Com um terrário de 60×30 você consegue organizar tudo o que é necessário para que seu Gecko tenha espaço e viva em harmonia. Além disso, nesse espaço você consegue criar facilmente até 4 fêmeas, visto que o macho é territorialista e costuma brigar, então não é aconselhável criar mais de um, caso sejam machos.

Atualmente meu terrário está com 60x30x40 e estou criando 3 Geckos fêmea, todas em harmonia, e com as tocas e espaços que organizei estão convivendo super bem!

Substrato | O que colocar no chão do terrário?

Existem inúmeras opções de substrato, das mais caras até as mais baratas.

Se você for montar seu terrário num aquário ou terrário sob medida e tiver um investimento um pouco maior, vale a pena procurar por uma grama sintética que orne com a sua decoração (fiz assim aqui em casa e adoro!)

Além da grama, existem carpetes específicos para terrário, que são muito mais caros. Nunca utilizei deles, mas conheço pessoas que utilizaram e não gostaram porque sujam muito fácil e são um pouco chatos de limpar.

Outro substrato comum e EXTREMAMENTE barato que as pessoas costumam usar, principalmente quando criam em caixas organizadoras, é o papel de cozinha. Ele absorve a urina e é super fácil de fazer a limpeza. Só não fica tão bonito quanto as outras opções, mas é o suficiente para que o espaço do seu Gecko esteja completo.

Pedra ou Placa aquecida?

Ter um espacinho aquecido é uma das necessidades do seu Leopard Gecko e a galera sempre fica na dúvida: Pedra ou Placa aquecida? Pois bem… Vamos falar sobre isso!

As duas, Pedra ou Placa, funcionam perfeitamente, mas você precisa saber em qual situação usar e o que pode ser causado caso sejam utilizadas na situação errada.

Primeiro, vamos começar pela Placa Aquecida, que é ótima porque fica super escondidinha abaixo do substrato e não ocupa espaço algum. O único problema é que se você utilizar ela em um terrário com fêmeas grávidas, elas podem fazer a postura dos ovos em cima da área aquecida, porque diferente das Pedras Aquecidas, elas não conseguem ver a placa, e isso pode ocasionar o superaquecimento do ovo, caso você não encontre ele a tempo.

A Pedra Aquecida também é uma ótima opção porque além de você poder escolher a cor dela pra que combine com sua decoração, os Geckos adoram ficar dormindo em cima e é uma fofura! rs

O único problema da pedra é que você precisa saber da procedência dela, porque muita gente fabrica sem saber especificamente pra qual animal ela será destinada, então ela pode superaquecer e queimar seu Gecko. Por isso, procure muito bem antes de sair comprando!

Aqui em casa utilizo ambas, Pedra e Placa. Mas porque? Simples! A placa fica por baixo do vidro e do substrato (grama sintética) e o calor acaba não chegando 100% ao Gecko, não esquentando o ambiente na temperatura adequada, então coloquei uma pedra menor, no cantinho, pra que ajude no aquecimento. Dá certo e fica ótimo, mas pra você que tá começando agora, não tem necessidade não, viu? Uma delas já basta!

Tocas Úmida e Seca

Seu Leopard Gecko é um bichinho de hábitos noturnos. Durante o dia ele adora se esconder porque na natureza eles desenvolveram esse hábito pra fugir dos predadores diurnos, então eles PRECISAM de lugares escurinhos pra ficar e passar o dia, aí a noite saem pra passear, comer e tal.

Duas tocas são necessárias, uma seca e uma úmida. A seca, que deve ficar próxima a parte aquecida do terrário, serve pra ele ficar por lá em dias frios, escondidinhos, se aquecendo, e também ajuda muito na troca de pele, porque ele vai ter um lugar pra se esfregar até a pele descolar.

Já a úmida serve pra que ele mantenha, em dias muito quentes, a temperatura do corpo do jeito que ele precisa. Lá ele vai ficar deitadinho, aproveitando toda a umidade do local, e isso também ajuda na troca da pele. A Toca Úmida deve ficar no lugar oposto ao da área aquecida do terrário pra que a umidade consiga se manter lá dentro.

Dentro da toca úmida, você deve colocar perlita ou vermiculita (que são tipos de areias que absorvem a água e mantém a umidade do ambiente) e borrifar um pouco de água até que fique bem molhadinho, mas não encharcado e pronto!

Alimentação

Seu Gecko é um animal insetívoro e sua alimentação pode variar de acordo com a aceitação do bichinho. O alimentos mais comuns são Tenébrio Molitor, Tenébrio Gigante, Grilos e Baratas. De vez em quando algumas pessoas dão um Neonato (filhote recém-nascido de rato) porque funciona como um “boost” de gordura pro seu Gecko armazenar, mas o contra de dar neonatos é que você tem que ficar SUPER de olho na procedência do alimento, porque pode vir com doenças que não seriam legais pro seu bichinho.

Outro alimento extremamente legal é a GRUBPIE da Repashy, que é nada mais nada menos que um pozinho que você mistura com água quente e ele se transforma numa espécie de gelatina que você pode cortar em cubinhos e dar para o seu Gecko. Eles adoram e é uma ótima fonte de vitaminas, visto que a GRUBPIE é feita a base de insetos.

A única coisa que não pode rolar é a troca de insetos pela GRUBPIE. Seu bichinho precisa comer insetos porque eles oferecem TODOS os nutrientes necessários e eventualmente ensinam ele a caçar seu alimento, então deixamos a GRUBPIE como uma segunda opção!

Você pode alimentar seu Gecko quantas vezes quiser e o quanto ele conseguir comer, porque todos os nutrientes e gordura são armazenados na cauda do seu bichinho para que ele possa sobreviver ao período de reprodução, visto que nesse tempo, principalmente as fêmeas, param de se alimentar. É extremamente necessário alimentar bem seu Gecko para que ele sobreviva bem a esse período!

Mas PELO AMOR DE DEUS, não vai sair catando qualquer inseto por aí pra dar pro seu bichinho não, hein. Todos os insetos que citei acima devem ser comprados em criadores especializados, pra que não aconteça nada de ruim!

Cálcio com Vitamina D3

É importantíssimo manter o Cálcio na dieta do seu Gecko para que eles não tenham distrofia óssea e a forma mais fácil de fazer com que eles absorvam todo o cálcio necessário, é com a Vitamina D3.

Hoje, no mercado, existem inúmeras marcas que produzem o próprio Cálcio já com Vitamina D3 ( Zoo Med Repti Calcium, RepCal, Flukers, entre outras), então é só comprar e deixar um potinho dentro do seu terrário que sempre que eles quiserem, irão procurar e dar umas lambidinhas.

Outra forma de fazê-los ingerir o Cálcio com Vitamina D3 é passando o alimento no pózinho. Você pode passar as tenébrios, grilos e baratas no pó antes de alimentá-los, assim você tem a certeza de que estão ingerindo o cálcio necessário.

Um cantinho pro xixi e cocô?

Não sei se é uma coisa comum, mas aqui em casa as minhas Gecko escolheram um lugar no cantinho do terrário e só fazem cocô e xixi por lá, então pra facilitar a limpeza eu costumo forrar esse lado com guardanapo ou papel de cozinha. Funciona super bem e ajuda muito MESMO na limpeza!

Temperatura ideal

A temperatura ideal pro seu terrário é de 30º a 32º não podendo NUNCA passar de 34º na área aquecida, e uma temperatura mais fria na área úmida do terrário pra que seu Gecko possa fazer a termorregulação.

É importante ficar de olho nessas temperaturas pra que seu animal não queime sua pele nem seus órgãos!

Aqui em casa utilizo a Placa Aquecida com um dimmer para regular a temperatura e também um termômetro pra controlar e ter certeza absoluta de que nada está superaquecendo.

Decoração

A decoração do terrário fica ao seu critério. Muita gente prefere reproduzir o habitat natural dos Gecko e fazer aquela parada mais desértica, porém eu prefiro deixar com mais cara de floresta, verdinha e cheia de plantas. Acho mais bonito, mas vai do seu gosto!

O ambiente desértico ou florestal não interfere em nada na vida do seu Gecko, mas vale ficar de olho no substrato caso você vá fazer um terrário desértico. Nada de areia e cascalhos pequenos, ok? Seu bichinho pode ingerir e isso pode causar problemas graves de saúde pra ele, então CUIDADO!

Quando e como fazer a limpeza do terrário?

Não há tempo específico para se fazer a limpeza do seu terrário, mas faço sempre que está começando a ficar visivelmente sujo ou cheirando ruim.

A limpeza nos vidros pode ser feita com produto específico para esse tipo de limpeza, mas nunca coloque seus Gecko antes que todo o resíduo do produto tenha secado. Se eles lamberem, pode dar um problemão!

No meu caso, como utilizo grama sintética como subtrato, retiro ela e lavo com água, detergente e álcool. Depois jogo BASTANTE água pra não ficar nada de produto e deixo secar bastante no sol. Pronto. Limpinho!

Depois é só colocar tudo no lugar e colocar seu Gecko de volta na casa dele! rs

______________________________________________________________

Espero que esse Guia tenham ajudado você, mas caso surjam mais dúvidas, é só entrar em contato comigo pelo Instagram (@PopCreatureBR) e mandar uma DM que eu vou adorar te ajudar. Até mais!

Comentários

Continue Reading
You may also like...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Leopard Gecko

To Top
Este post foi visto 1165 vez(es).